O papel da mulher na sociedade

Mulheres e homens ao longo de boa parte da história da humanidade desempenhavam papéis sociais muito diferentes. Mas do que se trata o papel social? Segundo a Sociologia, trata-se das funções e atividades exercidas pelo indivíduo em sociedade, principalmente ao desempenhar suas relações sociais ao viver em grupo. A vida social pressupõe expectativas de comportamentos entre os indivíduos, e dos indivíduos consigo mesmos. Em outras palavras, as coisas de menino e de menina, de homem e de mulher, podem variar temporal e historicamente, de cultura em cultura, conforme convenções elaboradas socialmente. As diferenças sexuais sempre foram valorizadas ao longo dos séculos pelos mais diferentes povos em todo o mundo. Assim, esse modelo sugeria a tutela constante das mulheres ao longo de suas vidas pelos homens, antes e depois do matrimônio. Mesmo com alguns avanços, ainda no início da segunda metade do século XX, as mulheres sofriam as consequências do preconceito e do status de inferioridade.

Mulher que procura 898361

Videoaulas

O que é desigualdade de gênero? Concepção de gênero Antes de conceituarmos desnível de gênero, devemos entender o concepção de gênero. O gênero diz respeito à forma como as relações sociais enquadram em padrões o comportamento provável de cada sexo. Gênero é uma espécie de performance do que é ensinado e esperado do comportamento do homem e da mulher na sociedade. A desigualdade de gênero faz com que as mulheres tenham que lutar para garantir seus direitos. Conceito de desigualdade de gênero Afinal, o que é desigualdade de gênero? Desde o início da humanidade, o homem utilizou de sua força física para dominar as relações sociais.

De estudante para estudante

Esta é uma pergunta que o pesquisador David Halperin faz em um assunto provocante de mesmo nome. O sexo, nós pensamos, deve sempre ter um propósito. Afinal de contas, ser mortal significa ser intelectualmente e emocionalmente excecional. Fazer sexo e teorizar sobre o que isso pode significar é muito natural, uma vez que somos animais que passam grande parte do tempo analisando e criticando tudo. Crédito, Getty Images Legenda da foto, É muito comum ver casais de pinguins do mesmo sexo Como escrevi em um artigo anterior, foram os estoicos que, na tentativa de coibir a autoindulgência, tentaram dar um significado ao sexo: ceder ao prazer sexual é legítimo desde que fosse com o propósito de gerar bebês. Na obra Primeiros Analíticos do século 4 a. Se é sobretudo por isso, esse também é o seu fim. O sexo é sobre algo superior, algo restante nobre. Para procriar, com certeza.

Leave a Reply

Your email address will not be published.*